HOME PAGE
ROSTO DA RAINHA DE QURNA Em 1908 o eminente egiptõlogo Flinders Petrie descobriu uma sepultura intacta em Qurna. Nela estavam dois ataúdes: o de uma mulher e o de uma criança. Havia uma enorme riqueza enterrada junto aos corpos, os quais acredita-se pertençam a membros da familia real de Tebas, embora nâo haja qualquer inscrição que os identifique. A data exata do sepultamento nâo foi determinada, avaliando-se que possa ser do final da XVII dinastia (c. 1640 a 1550 a.C.), ou do início da XVIII (c. 1550 a 1307 a.C.).

O ataúde da mulher, com 2,06 m de comprimento e 47 cm de largura, foi feito com dois pedaços de madeira, emplastrados com gesso e pintados, incluindo detalhes dourados. O caixâo tem o exterior na cor azul. A tampa é azul com detalhes em preto sobre fundo amarelo e reproduz as feições da falecida cuja cabeça está emoldurada por um toucado imitando linho listrado. Um colar de contas com pontas em forma de falcâo e um peitoral no formato de um abutre também fazem parte do desenho. Tanto o interior do caixâo quanto o da tampa nâo apresentam decoração. O ataúde contém o corpo de uma mulher esbelta, com 1,52 m de altura, falecida entre 18 e 25 anos de idade. A múmia usava um magnífico colar de anéis de ouro, um par de brincos de ouro, dois pares de pulseiras de ouro e uma faixa de finos anéis de electro bem como um escaravelho e um botâo de electro.

BUSTO DA RAINHA DE QURNA Exame do esqueleto foi usado para fazer uma reconstituição facial em barro e depois uma versâo foi fundida em bronze. Nâo há sinais de mudança degenerativa, dano ou deformação em quaisquer dos ossos dela, com exceção do cúbito esquerdo onde há alguma formação de um novo osso causada por um abscesso ou úlcera. Ela era canhota e nâo exercia atividades pesadas. O exame dental revelou que a maioria dos dentes está presente, mas alguns se perderam depois de morte. Dois deles estâo ligeiramente deteriorados. Isto nâo era incomum no antigo Egito, pois lá se ingeria muitos alimentos doces como parte apreciável da dieta, particularmente um tipo fraco de cerveja misturada com mel. Há evidências de que nossa rainha passou muito tempo ajoelhada, o que sugere ter exercido extensos deveres religiosos.